quinta-feira, 8 de julho de 2010

Quanto custa ter um bebê?

Até o momento, eu não sabia ao certo sobre o que falaria hoje, aqui no blog. Tem muita coisa ainda pra falar, mas hoje, tava me sentindo um tanto quanto sem palavras.
Nem a ligação da mocinha, do consultório da GO, confirmando a minha consulta pra semana que vem, me empolgou a escrever alguma coisa por aqui. Por isso, resolvi que hoje seria um dia sem posts e decidi que ia me dedicar a aprofundar meus conhecimentos pacotísticos!

Doce ilusão... rsrsrsrs... Nessa andança toda, pelo mundo dos blogs, encontrei o Blog da Carol  e adorei o jeitão dela escrever.
Confesso que, lendo o blog dela, eu me vi! Todas as incertezas, todos os medos, toda aquela frustação, enfim... Me vi em mais de um post dela! Adorei!

E lendo o blog dela, vi que ela abordou um tema que quase ninguém fala, mas, não deixa de ser menos importante. FINANÇAS PRÉ-GRAVIDÍSTICAS ! Quanto custa ter um filho? O que comprar? O que esperar? E mais um porrilhão de dúvidas que passam na cabeça, da maioria das tentantes e gravidinhas.
Vi, nesse post , da Carol, que existe um livro que fala exatamente sobre isso!!! Tcharaaaaaaaaaaaaaaaaaaammmmmmmmmmmm!!!!


Livro ' Olha quem está poupando' reúne dicas sobre a chegada do bebê
 
A chegada de um bebê - o primeiro ou não - é sempre acompanhada de muitas mudanças e dúvidas. E, nessa hora, é importante trocar ideias com quem já passou ou está passando pelo mesmo momento. Ao longo de dois anos, a jornalista Maria Fernanda Delmas, editora de Economia do site do GLOBO, coletou experiências de dezenas de mães, somou-as a sua própria vivência na gravidez e nos cuidados da filha Beatriz, hoje com um ano e seis meses, e reuniu tudo no livro "Olha quem está poupando" (Editora Campus Elsevier), que será lançado hoje na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, às 19h. 

Em um texto leve e bem-humorado, como se $conversando com a leitora na pracinha, a autora dá dicas preciosas, mesclando informações sobre finanças e comportamento com cuidados do dia a dia do bebê. Por exemplo: "Ficar grudada no bebê o tempo todo não fará de você uma mãe melhor". Ou sobre o chá de bebê ou de fralda: "É cada vez mais comum ser uma festa do casal. A ocasião acaba se tornando uma oportunidade de reunir os parentes e amigos - homens e mulheres - uma última vez, antes de o bebê nascer. Porque depois será difícil fazer tal reunião por um bom tempo". Sobre fraldas, inclusive, Maria Fernanda faz a conta assustadora de que são gastos R$ 3.500 só com o item nos dois primeiros anos de vida do filho. 

Ou, ainda, sobre o hospital: "Cuidado para não cair no conto da antessala", luxo para receber visitas que não é coberto pelo plano de saúde e, segundo ela, acaba sendo desnecessário. O livro inclui também informações sobre os direitos trabalhistas antes e depois do parto, opções de investimento para planejar o futuro do bebê, o enxoval ideal, os acessórios realmente necessários, a escolha do obstetra e do pediatra, como contratar uma empregada doméstica e até o extenso e caro calendário brasileiro de vacinação. 
 
- Quando engravidei, percebi como as grávidas e mães são carentes da experiência das outras, inclusive sobre os gastos. O livro foi escrito para tentar ajudar as mulheres a gastarem melhor no momento da maternidade - diz Maria Fernanda. 

fonte: caderno de Economia, Jornal O Globo - 17/05/2010

Não preciso nem dizer que esse vai ser meu próximo livro de cabeceira, né???

Um comentário:

  1. Ei primaaaaa
    Custa carooooo, mas um único sorriso paga tudo... e um "mamãe" então...
    Hauhsuhauhsuahsuhas
    O blog está lindo...
    Bjos

    ResponderExcluir

Valeu pela visitinha!